Condomínio edilício

Condomínio Edilício é a forma como é tratado pelo Código Civil, o conjunto de edificações caracterizado pela existência de partes exclusivas e partes comuns, englobando portanto tanto os condomínios verticais (de prédios), quanto os horizontais (de casas).

O condomínio edilício (Art 1331 a 1358) se diferencia do condomínio comum (Art 1314 a 1330), pois naqueles há partes comuns e partes exclusivas, ao passo que o condomínio comum existem multiproprietários onde todos detêm a propriedade em comum, sem individualizações.

Conceitualmente, o condomínio edilício caracteriza-se pela coexistência de áreas de propriedade particular (unidades autônomas), e áreas comuns, titularizadas por mais de um co-proprietário, segundo uma  convenção previamente estabelecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente os artigos publicados. Todavia, reservamo-nos o direito de vetar comentários anônimos ou ofensivos. Os comentários são moderados apenas com o objetivo de evitar abusos; porém, todas as opiniões, e criticas, são publicadas. Aqui, respeitamos completamente o seu direito de livre expressão.